Saúde

Saúde entrega óculos para mais 60 pacientes

Prefeitura já entregou cerca de 600 óculos à população, em 2 anos
Prefeitura de Laranjeiras do Sul (Foto: Vereadores e prefeito fazem a entrega dos óculos aos contemplados)

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da secretaria de Saúde, entregou esta semana, mais 60 óculos de grau para a população laranjeirense. Em pouco mais de 2 anos, já foram entregues em torno de 600 óculos, contemplando crianças e adultos. A entrega foi realizada no Auditório da APAE e contou com a presença do prefeito Berto Silva, vice-prefeito e secretário de Saúde, Valdemir Scarpari e dos vereadores João Aires, Valmir Trindade, Ivaldonir Panatto e Alex Schoroeder.
O objetivo do projeto ‘Olho Vivo’ da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul,
 é aproximar o atendimento médico das pessoas mais carentes e proporcionar a elas uma melhor qualidade de vida.

Processo
Para obter o auxílio começa com encaminhamento do paciente para o oftalmologista. Assim que examinado, o paciente recebe a receita, devendo levá-la ao Serviço Social para comprovação de alguns requisitos. Após ser confirmado que o paciente se enquadra nas especificações para receber o benefício. Com a receita das lentes em mãos, eles comparecem até a Camargo Joalheiro - empresa vencedora do processo licitatório - para receberem a armação das lentes. Os valores dos óculos oscilam de R$ 195 a R$ 224, dependendo do grau prescrito pelo médico.

“Famílias de baixa renda, idosos, crianças, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são beneficiadas e recebem de forma gratuita os óculos”, afirmou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari.
 Para serem contemplados os pacientes passam por consulta com um oftalmologista e recebem o aparelho gratuitamente. De acordo com o Secretário de Saúde e vice-prefeito Valdemir Scarpari embora a iniciativa não seja uma atribuição da prefeitura, a administração faz questão de realizá-la.

 

 

Atenção básica
O prefeito Berto Silva comenta sobre crianças e idosos. “As crianças representam nosso futuro, e os idosos representam a nossa história. A prefeitura se orgulha de ir além das suas obrigações de atenção básica. Por isso foi colocado um recurso adicional na saúde para que as pessoas possam receber os seus óculos e enxergam o colorido da vida”, comentou.
“Só resta agradecer ao prefeito Berto Silva, que repassa os recursos do tesouro municipal para atender essa demanda tão importante. Fazemos esta ação com muito carrinho e responsabilidade, oferecendo à população maior qualidade no tratamento oftalmológico”, concluiu o secretário.
De acordo com o prefeito Berto Silva, a área da Saúde vem recebendo uma série de investimentos para que a população possa ser bem atendida.
“Estamos avançando em várias frentes, zerando filas de espera, ampliando especialidades, qualificando o transporte de pacientes e humanizando o atendimento como um todo”, ressaltou o prefeito, que destacou a importância deste projeto. “Muitas pessoas precisavam de óculos, mas, ao ver o custo mínimo deste acessório, não tinham condições financeiras para aquisição, tendo assim toda a parte de visão afetada. De forma contínua e organizada estamos revertendo este triste cenário e cuidando melhor da população”, concluiu.